Pain Of Salvation---- BE

TRACKLIST:
- Animae Partus (O começo de um Ser)
- Deus Nova (Deus cria)
- Imago (Imagem de Deus)/O começo do Homem/Humanidade
- Pluvius Aestivus (O nascimento da alma)
- Lilium Cruentus (Lírio sujo de sangue -> Analogia à perda da inocência )
- Nauticus (Pertencente ao Mar)
- Dea Pecuniae (Deusa do Dinheiro)
- Vocari Dei (Chamado* pelos Deuses) *ligação telefônica
- Diffidentia (Desconfiança)
- Nihil Morari (Nada resta)
- Latericius Valete (Sejam fortes)
- Omni (Tudo)
- Iter Impius (Mau caminho)
- Martius/Nauticus II (Pertencente à Marte/Pertencente ao Mar II)
- Animae Partus II (O começo de um Ser II )
Fiquei curioso em ouvir um pouco mais desta banda sueca e resolvi ouvir este álbum de nome simples.Exatamente por isso fiquei curioso em escutar esse cd.Porque este nome?!Tem bandas que botam nomes gigantescos em seus álbuns.Pra responder essa pergunta o jeito foi escutar e acompanhar as letras. O "BE" fala da criação do mundo e dos humanos até a queda dos valores humanos para os valores materiais. É interessante ouvir as músicas uma atrás da outra e acompanhar a letra pois este cd conta uma estória muito interessante que se aproxima muito com o nosso mundo real. Este ainda é dividido em 5 partes que estão relacionadas a cada situação do tempo em que vive a humanidade.Para não ficar um texto mto grande vou botar aqui o link contendo as letras e a divisão correta:
http://www.painofsalvation.com.br/letras_be.html
Logo de cara a primeira música "Animae Partus (I Am)" começa com vozes de pessoas explicando como são os humanos. Para isso acontecer a banda publicou em seu site oficial um número de telefone em que as pessoas poderiam ligar e falar o que elas achavam o que era o ser-humano. Sendo assim algumas vozes foram gravadas na secretária eletrônica e editadas aleatoriamente na música.Outras músicas do álbum terão este mesmo recurso. Esta música mostra a confusão de como nós seres humanos pensamos em quem realmente somos. No "BE", Deus cria o homem para entender a si mesmo, o homem cria o Nauticus pra se entender e o Nauticus acaba virando Deus (I´m at the line, I see it all...) aí o ciclo recomeça. É algo como: tentar entender Deus é impossível, já que ele te criou pra SE entender... pra uma coisa criada pelo homem o homem é Deus.
Isso foi o que eu consegui entender do disco. Acho que muitas conclusões ainda podem ser tiradas se ouvir mais e mais vezes.
Quanto a sonoridade eu achei excelente pois é a melhor combinação de rock com orquestra que eu já ouvi. Muito diferente do que as músicas do Metallica no álbum "S&M" pois ja existia uma harmonia e depois a orquestra teve que se virar para encaixar a sinfonia. No "BE" um não funciona sem o outro(tive q repetir e concordar com o comentário da biografia dos caras no site oficial). Um cd que dá para ouvir em qualquer lugar sem incomodar ninguem. Ta ai um disco que estará para sempre guardado na minha memória. Espero que tenham a curiosidade de ouvir e acompanhar as letras um dia. Não vão se arrepender. Vou deixar o link da Biografia da banda que está muito mais completa do que a do Wikipedia. E para quem tiver curiosidade tambem a tradução do nome das músicas foi feita no site: http://archives.nd.edu/latgramm.htm
Até a próxima!
http://painofsalvation.com.br//?page_id=6 (Biografia)
http://www.painofsalvation.com.br/ (Site Brasileiro Oficial)