Por motivos de prazer, às vezes um tanto masoquista, e também por causa de graves problemas físicos, assisti a todos, menos um, jogos da Copa, na hora do Austrália x Japão estava brigando com enfermeiros e médicos pra ver se alguém me atendia num hospital de Petrópolis. É jogo que não acaba mais, 10, 13 e 16 horas, intervalo de uma hora entre cada partida pra tomar fôlego (muitas vezes não necessário, já que algumas partidas estão sendo sofríveis) e tome mais jogos.
Surpresas? Foram poucas, incompetências muitas, isso sim. O que falar da seleção canarinho? E do time de Felipão, que hoje se classificou, mas com um futebol digno de terceirona brasileira? Os suecos tão estimados por mim, cruzaram bolas e mais bolas na área, vão se classificar, mas ainda não descobriram que eles têm futebol pra chegar tocando e fazer os gols, só fizeram um até agora. Zlatan, que pensei que ia arrasar só se enrolou com a bola. Inglaterra mostrou com competência o que sabe melhor fazer, poucos gols e dá-lhe retranca. É a seleção indie da Copa, o gigante Crouch é o jogador mais indie da competição. Ele é indie, mas a bola anda murcha, prefiro muito mais o Rooney com sua cara de bêbado inglês brigão de bar. Por fim, Gana mostrou que a África sempre chega junto, meio de campo dos bons o dessa seleção. Mesmo levando em conta, e eu ainda acredito neles, que a República Tcheca não estava inspirada e tinha um ser mais imbecil do que um poste como único atacante.
Se a primeira fase está sendo legalzinha só e os jogos não estão empolgando muito, placares magros, retrancas etc, pelo menos (e esse pelo menos vale muita coisa) a fase final vai ser das boas. As tradicionais boas seleções estão se classificando, os times são bons e quando uma bater de frente com a outra, não acredito em retrancas ou jogos feios. A felicidade é grande porque não teremos Coréias, Euas e afins chegando as quartas ou semifinais.
O que me irrita, é claro, e agora não é implicância barata, é a tal da Rede Globo. Copa do Mundo é legal, Brasil jogando também, mas mostrar as bolhas do Ronaldo, ser manchete principal do Jornal Nacional Dona Ronaldona dando beijos na careca do filho, mostrar o time embarcando no ônibus para um treino corriqueiro no campo da cidade ao lado, entre outras imbecilidades já é demais. Não ta dando, cadê o país? Cadê as CPIs? Brasil não tem mais Lula, Copom, Petrobrás? E o Bush? O Morales e o Chavez? Copa é demais mesmo, mas as coisas devem ser bem divididas. Não quero saber quando o Adriano foi ao banheiro, se tem muitas fãs do Kaká na frente do hotel ou se o Gaúcho comprou um produto novo para seus belos cabelos. Quero vê-los jogando e amanhã é dia, jogos 10, 13 e 16 horas, overdose de Copa, e o do meio é do Brasil.
Ps: Não vou falar nada dos hermanos argentinos porque é óbvio, os caras mostraram a que veio, e seria interessante ver um Brasil x Argentina na final. E de novo a Globo, porque vilanizar tanto nossos vizinhos, eu, pessoalmente, não tenho nada contra eles.