domingo, maio 21, 2006

Incentivo que ganha jogo

Já é tradição nos esportes coletivos. Antes de qualquer jogo decisivo os jogadores costumam fazer aquela corrente positiva antes de entrarem em campo para passarem boas vibrações. No futebol, isso já virou cena corriqueira.

Na última quinta-feira, estava eu acomodado na minha poltrona assistindo ao Sportv quando iniciou a transmissão do jogo Flamengo X Ipatinga-MG, válido pela semifinal da Copa do Brasil. Na categoria de amante do futebol, fiquei vendo as entrevistas do pré-jogo, a análise e os prognósticos dos comentaristas do canal campeão. Enquanto a bola não rolava os caras do Sportv ficavam enrolando, entrevistando, comentando e mostrando a torcida do Flamengo fazendo a maior festa.
Mas ai veio o Ipatinga. Os jogadores estavam prontos para entrar e a câmera flagrou o time no túnel que dá acesso ao gramado fazendo uma corrente positiva. Os jogadores rezavam e falavam palavras de incentivo. Embalados e motivados pela fé eles entraram em campo e foram recebidos por vaias pela torcida rubro-negra.
Depois do time mineiro era a ver do time rubro-negro se preparar para entrar em campo. Mais uma vez a câmera foi espiar a entrada do time. Ela chegou no exato momento em que os jogadores rubro-negros estavam começando a formar a corrente. Fiquei curioso para saber qual seria a motivação do time Do Flamengo. Os mineiros iam na base da fé, o time carioca?
Corrente formada, o capitão do time, o zagueiro Fernando, pediu a palavra e iniciou um discurso motivador: “A gente estamos fazendo o que gostamos, o que sabemos fazer de melhor. Vamos entrar com garra”. Diego Souza complementou: ”Vamos jogar com Raça. Vamos ganhar!”
Outros jogadores pediram a palavra e reiteraram o discurso do capitão. Eles já estavam se encaminhando para o gramado quando o meio-campo júnior resolveu falar o último incentivo: ”Galera, vamos ganhar esse jogo. Não podemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”. Depois das belas palavras do camisa 8 do Flamengo o time entrou em campo rumo a classificação para a final.
Depois da frase do Júnior eu me virei para meu pai e disse: “Depois dessa frase do Júnior o Flamengo vai pra final”, Mas era óbvio que o Flamengo ia se classificar. Os jogadores iriam vencer o jogo hoje (quinta), porque se deixassem para vencer amanhã (sexta) não ia haver jogo nenhum, pois o jogo já teria acontecido.
Futebol ás vezes não se ganha na técnica ou na raça. Em alguns casos uma simples frase motivacional leva um time à vitória.

6 Comments:

Blogger modigliani said...

Tá vendo!!!Meu time é cultura tbm lek!Mas o júnior tá mas pra jogador do vasco do que do flamengo pq essa frase ai é bem de português mesmo!

10:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

o blog saiu da política e foi pro futebol. Daqui há pouco vai falar de religião só pra ver qual tema é mais polêmico.

10:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

hahahaha ta vendo? Minutos de Sabedoria... sera que ele tem um pra cada jogo? Se nao, vou dar o livrinho de presente pra ele!

8:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

to lendo Flu..
relaxe!
bjs

8:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

oiiiiii
depois d tanto tempo sem comentar...reapareço..uhauahua1!!
aahhhh..... soh pra t zoar.....vascoooooooo
!!!!

12:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

1:44 PM  

Postar um comentário

<< Home